Monografia "Uso de Headless Browsers em Testes Automatizados"

No final de Novembro do ano passado, concluí o MBA em Garantia de Qualidade de Software pela Escola Politécnica da UFRJ (MBQA). A ideia deste post é compartilhar com a comunidade a monografia que elaborei para a conclusão do curso.

Você pode baixar o PDF aqui (recomendo abrir em outra aba). :)

Motivação

Em 2014, trabalhei muito com headless browsers, especialmente com frameworks que usam o PhantomJS. Também estudei muito sobre o assunto, mas observei que existe uma falta de conteúdo que aborde headless browsers em geral, em vez de abordar somente como usar um framework específico.

Com isso, decidi falar sobre o assunto de forma mais abrangente e embasada, mostrando vantagens e desvantagens, e compartilhando estudos de caso com a experiência que tive usando headless browsers.

Sobre a Monografia

A Monografia tem, basicamente, duas partes. Na primeira parte, falo inicialmente sobre Testes Automatizados, apresentando a Pirâmide de Automação de Testes do Mike Cohn (veja mais sobre no post "Melhorando sua Estratégia de Testes Automatizados"). Em seguida, falo sobre headless browsers em geral e, mais especificamente, sobre o PhantomJS. Depois, mostro duas aplicações de headless browsers: em testes automatizados pela UI e em visual regression testing, utilizando o Selenium WebDriver e o PhantomCSS, respectivamente.

Na segunda parte, apresento dois estudos de caso baseados em experiências que tive:

  • Uso do Selenium WebDriver com PhantomJS (GhostDriver) em testes funcionais automatizados pela UI
  • Uso do PhantomCSS em visual regression tests

Os livros e artigos utilizados nas Referências são de leitura extremamente recomendada. :)

Palestras relacionadas

Ao longo de 2014, apresentei 3 palestras que são completamente relacionadas com o assunto da Monografia. Uma delas foi a short talk apresentada no QCon Rio, e que possui o mesmo título do trabalho. A talk consiste em um resumo da primeira parte da Monografia.

Seguem os links:

Posts relacionados

Vários posts do blog também já abordaram assuntos relacionados com o tema da Monografia. Segue a lista de posts:


Por hoje é só. Estou à disposição para tirar quaisquer dúvidas sobre o trabalho, caso necessário. Abraços e até o próximo post! :D


Sobre o autor: Stefan Teixeira trabalha como QA Engineer e, desde o final de 2014, tem se aventurado no mundo DevOps. É Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ e MBA em Garantia de Qualidade de Software pela Escola Politécnica da UFRJ. Entusiasta de Testes Automatizados (e de tudo que possa ser automatizado!), Agile Testing e da cultura DevOps.

Contatos: stefanfk@gmail.com | Twitter | LinkedIn


comments powered by Disqus