Um pouco sobre a primeira edição do UAI Test

No sábado da semana passada, dia 22, tivemos a primeira edição do evento UAI Test, realizado pelo João Júnior (do blog 4alltests). O evento contou com a presença de palestrantes excelentes da área de Testes e, pelo menos para mim, fechou com chave de ouro o calendário de eventos de 2014. :)

UAI Test 2014


Palestras

O evento contou com quatro palestras:

  • Storyboards: dos Requisitos aos Testes, apresentada pelo José Correia (@RealJoseCorreia)

O José Correia é bastante conhecido na área, fundador da Iterasys e palestrante há muitos anos. Na palestra do Correia, o público pode ver como o uso de storyboards pode ser útil no nosso dia-a-dia. No final da palestra, ele mostrou o Sikuli Slides, uma ferramenta muito interessante, na qual você cria testes automatizados em slides .ppt. Os slides da palestra do Correia estão disponíveis aqui.

  • Agile Tester 3.0, apresentada pelo Daniel Amorim (@_vipper), da ThoughtWorks

A palestra do Daniel foi baseada em um artigo de sua autoria com o mesmo nome: http://www.thoughtworks.com/pt/insights/blog/agile-tester-30. Na palestra, o Daniel mostrou as três dimensões de um tester ágil: a dimensão de negócio, a dimensão técnica e a dimensão DevOps. Você pode conferir os slides da apresentação aqui.

  • Quebrando o paradigma do Agile Testing, apresentada pelo Frederico Moreira (@fredaomoreira), da MinuTrade S/A

A palestra do Fred foi muito divertida e mostrou um overview sobre Agile Testing, mostrando o mindset do profissional, valores, princípios e também várias dicas importantes pra quem tem interesse no assunto. Vale lembrar que o Fred possui um blog com ótimos posts, chamado "Falando de teste com um jeito mineiro!". Os slides da palestra estão disponíveis aqui.

  • Automação de Teste não é um bicho de 7 cabeças!, apresentada pelo Elias Nogueira (@eliasnogueira), da Qualister

A última palestra contou com o grande Elias mostrando para o pessoal que automação de testes não é tão complicado quanto pensam. Boa parte da apresentação consistiu em um hands-on extremamente didático, mostrando como automatizar uma página web utilizando Selenium WebDriver + JUnit. Os slides você pode conferir aqui.


Tutoriais

O evento contou com dois tutorias na parte da tarde:

  • Introdução Prática ao Jenkins, apresentado por mim :)

No tutorial, apresentei alguns slides falando sobre Integração Contínua e Jenkins. Em seguida, eu e os alunos configuramos na hora o Jenkins para rodar um projeto de testes automatizados com Selenium WebDriver. Fizemos a instalação de plugins, configurações gerais, criação/execução de um job e análise dos resultados. O assunto do tutorial já foi descrito em um post anterior do blog, que você pode conferir aqui. Os slides estão disponíveis no meu SlideShare, basta clicar aqui.

Tutorial Jenkins

  • Introdução à Automação de Testes com CasperJS, apresentado pelo Frederico Allan (@fredericoallan)

Neste tutorial, o Fred mostrou uma visão geral de automação de testes, manipulação de elementos HTML e seletores, e também uma visão geral do CasperJS. A parte prática consistiu na instalação e configuração do CasperJS, além da criação e execução de testes com a ferramenta.


Debate e Mesa Redonda

O final do evento contou com algo inédito: um debate entre os palestrantes, no estilo de um debate presidencial! Foi uma experiência muito interessante (e divertida também), com algumas perguntas polêmicas, mas que foram respondidas muito bem por todos os palestrantes do evento. Para concluir, tivemos uma mesa redonda tradicional, com perguntas do público para os palestrantes.

Palestrantes Palestrantes do UAI Test 2014

No encerramento, tiveram MUITOS brindes para o público que permaneceu até o final, hehe. E assim terminou a primeira edição do UAI Test! Deixo aqui os meus parabéns ao João Júnior pela realização do evento e a toda a equipe da organização, que foi bastante profissional.

No ano que vem, fique de olho e participe! Até a próxima :)


Sobre o autor: Stefan Teixeira trabalha como QA Engineer e, desde o final de 2014, tem se aventurado no mundo DevOps. É Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ e MBA em Garantia de Qualidade de Software pela Escola Politécnica da UFRJ. Entusiasta de Testes Automatizados (e de tudo que possa ser automatizado!), Agile Testing e da cultura DevOps.

Contatos: stefanfk@gmail.com | Twitter | LinkedIn


comments powered by Disqus