Sobre o dia de Tutoriais do QCon Rio e a Short Talk "Uso de Headless Browsers em Testes Automatizados"

Durante os dias 23, 24 e 25 de Setembro, tivemos pela primeira vez no Rio de Janeiro o QCon, um evento internacional de desenvolvimento de software, realizado pela InfoQ.

O primeiro dia de evento (23), foi o dia de Tutoriais, que contou com diversos Tutoriais e Short Talks. Como tive o prazer de ser escolhido para apresentar uma Short Talk no evento, pude também assistir ao dia de Tutoriais. :)

Foram vários tutoriais muito interessantes, mas tive que escolher somente 2 para assistir. Vou falar um pouco sobre como foram os tutoriais e Short Talks que presenciei no evento.

img lista tutoriais

Programação do Dia de Tutoriais do QCon Rio 2014


Tutoriais

O primeiro tutorial que assisti foi o "Iniciando com Continuous Delivery", apresentado pelo Rodrigo Russo e Fabricio Leotti, ambos do Walmart.com. Eles mostraram para o pessoal os 8 princípios do Continuous Delivery e detalharam todo um pipeline de CI/CD utilizando diversas ferramentas, como Jenkins, Git, Maven e Chef. Também falaram sobre estratégias de deploy, vantagens do CD, dentre outros tópicos.

O mais interessante foi que fizeram, ao vivo, diversos deploys em Produção de uma aplicação de exemplo. Tudo isso com o pessoal podendo acompanhar a execução do pipeline pelo Jenkins. Você pode ver os slides do tutorial deles aqui. :)

O segundo tutorial que escolhi para assistir foi o "A caixa de ferramentas essencial do desenvolvedor Java: CDI, Metaprogramação, Concorrência e Java Funcional", apresentado pelo Eder Ignatowicz, que trabalha na Red Hat e é editor do InfoQ. O tutorial teve 4 partes:

  • CDI: Eder apresentou o CDI, que é a especificação do Java EE 6 para injeção de dependências. Foi mostrado todo o conceito de inversão de controle e de injeção de dependências, com vários exemplos de código e um exemplo prático também.

  • Metaprogramação: Nessa parte, foi muito interessante ver os recursos de Reflection do Java. O Eder mostrou um exemplo ilustrando a forma que frameworks como o JUnit utilizam Reflection.

  • Java 8: Foram discutidas 3 features revolucionárias do Java 8 - Lambdas, Streams API e Default Methods. Na minha opinião, foi a melhor parte do tutorial. Pudemos ver como essas features são extremamente poderosas, com uma série de exemplos claros e divertidos.

  • Concorrência: Nessa última parte, foi apresentado o Fork/Join Framework do Java 7, utilizado para programação concorrente.

Para quem quiser se aprofundar mais no conteúdo, foram recomendados os seguintes livros (clique no nome para mais detalhes):

Short Talks

Após os tutoriais, assisti duas Short Talks:

  • "Explorando Swift, a nova linguagem da Apple", apresentada pelo Fabio Pimentel, da Caelum. Fabio mostrou vários exemplos ilustrando detalhes sobre classes, métodos, arrays, objetos, etc. no Swift. Você pode ver os slides da palestra aqui.

  • "Fugindo da LER: Selenium e Automação de Tarefas", apresentada pelo Marcelo Costa, da Julio Simões Logística. Marcelo mostrou um case interessante de aplicação do Selenium WebDriver para automatizar o preenchimento de formulários com mais de 2 mil itens em um sistema legado, que só funcionava com IE 6.

Minha Short Talk

Apresentei a Short Talk "Uso de Headless Browsers em Testes Automatizados". Nela, mostrei rapidamente o que são Headless Browsers e por que utilizá-los, além de descrever alguns dos mais conhecidos. Em seguida, comentei sobre Headless Testing e mostrei alguns frameworks que podem ser usados para testar com Headless Browsers. No final, falei um pouco sobre Visual Regression Testing, listei algumas ferramentas para fazer esse tipo de teste e quais Headless Browsers elas suportam.

img short talk

Para quem se interessar, os slides estão disponíveis aqui!

E é isso. Abraços e até o próximo post! :D


Sobre o autor: Stefan Teixeira trabalha como QA Engineer e, desde o final de 2014, tem se aventurado no mundo DevOps. É Bacharel em Ciência da Computação pela UFRJ e MBA em Garantia de Qualidade de Software pela Escola Politécnica da UFRJ. Entusiasta de Testes Automatizados (e de tudo que possa ser automatizado!), Agile Testing e da cultura DevOps.

Contatos: stefanfk@gmail.com | Twitter | LinkedIn


comments powered by Disqus